Espaços de fotografia abrem inscrições para aulas gratuitas em São Pedro da Aldeia

Os jovens de 14 a 19 anos de São Pedro da Aldeia, que tenham interesse em desenvolver ou melhorar suas habilidades fotográficas com ênfase no registro de gestantes, agora contam com duas opções de cursos rápidos gratuitos e presenciais. As aulas de “Introdução à Fotografia” e o curso “Fotografando Gestantes” são oferecidos pelas empresas Toc Digital e Nivanda Fotografia, respectivamente, como contrapartida da Lei Aldir Blanc. As inscrições ficarão abertas até o dia 18 de novembro, na página da Secretaria Adjunta de Cultura. Clique AQUI e AQUI para acessar os formulários de inscrição.

Aulas têm como foco a fotografia de gestantes
Foto:
Arquivo pessoal/Thamires Couto

As atividades têm nível iniciante e serão ministradas de forma conjunta nos dias 22, 23 e 24 de novembro, das 9h às 11h, no auditório Cine Estação, localizado na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no Centro da cidade. Para participar, não é necessário possuir câmera fotográfica profissional. Para cada curso, são oferecidas seis vagas, resultando na formação de uma única turma com 12 alunos.

No caso das aulas de Introdução à Fotografia, o conteúdo programático será ministrado pela fotógrafa Thamires Couto, sócia e proprietária da empresa Toc Digital, e vai abranger temas como conceito e história da fotografia, direcionamento de modelo e manipulação de câmera fotográfica, além de instruções sobre como fazer boas fotos pelo celular e dicas básicas de edição. “A proposta é mostrar que não é preciso ter um equipamento caro para iniciar nessa área, seja de forma profissional ou amadora. Hoje, com um celular é possível dar o primeiro passo”, destacou a profissional, que acumula quatro anos de carreira.

Thamires Couto vai ministrar aulas de Introdução à Fotografia
Foto:
Arquivo pessoal

Já no curso de fotografia para gestantes, a fotógrafa Nivanda Ferreira, fundadora do espaço Nivanda Fotografia, vai ensinar os alunos sobre direcionamento de gestantes, escolha de poses e técnicas de luz e sombra. “Nossos cursos vão mesclar a teoria e a prática e, ao final, a gente acredita que os alunos vão poder fazer fotos belíssimas de uma gestante, mesmo com o celular, sabendo identificar o melhor ângulo e a melhor luz para complementar as fotos”, disse Nivanda Ferreira, atuante há 15 anos no mercado.

Nivanda Ferreira vai ensinar, na prática, como fotografar gestantes
Foto:
Arquivo pessoal

A oferta dos cursos faz parte da contrapartida da Lei Aldir Blanc, que determina que os espaços contemplados garantam a realização de programações gratuitas para a população, prioritariamente para estudantes da rede pública de ensino. No município, 48 empresas foram beneficiadas com o subsídio da lei federal emergencial, via inciso 2.

“Na pandemia, com a paralisação das atividades, uma das nossas primeiras dificuldades foi manter o trabalho de pé, pois sem renda não haveria possibilidade de manter e investir em nosso trabalho. Acredito que, assim como eu, muitos agentes culturais retornaram às suas atividades graças ao recurso da Lei Aldir Blanc. Com certeza, foi um dos maiores incentivos que nós, prestadores de serviços culturais, tivemos para continuar trabalhando”, destacou Thamires.

Vale lembrar que, havendo maior número de inscrições do que a quantidade de vagas oferecidas, será considerada a ordem de inscrição. Os alunos que ficarem em lista de espera poderão assumir uma vaga, caso haja desistência. O resultado final, com a classificação geral e a listagem dos alunos inscritos, será divulgado posteriormente na página da Secretaria Adjunta de Cultura.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso