Evento de reinauguração do Teatro Municipal terá apresentações artísticas gratuitas nesta sexta (26)

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia preparou uma programação especial para marcar a reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa. O evento acontecerá nesta sexta-feira (26/05), às 19h30, e será marcado por uma série de apresentações artísticas protagonizadas por artistas locais. Os ingressos gratuitos estarão disponíveis para retirada na bilheteria do Teatro a partir das 17h da sexta (26/05). As entradas são limitadas, respeitando a capacidade máxima de lotação do espaço (392 lugares).

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, falou sobre a programação festiva. “Neste momento tão significativo e simbólico de reinauguração do nosso Teatro Municipal, preparamos uma programação 100% voltada à prata da casa. Os protagonistas dessa noite serão os nossos artistas e alunos da Escola de Artes Municipal, da Companhia de Teatro, do Ballet Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia, que contribuem para manter viva e vibrante a nossa cultura, nossa arte e a história da nossa cidade. Também teremos o prazer de receber os integrantes do coletivo Vadeia Aldeia, que promove um trabalho muito importante no município de preservação e fomento à cultura popular, além da participação especial de dançarinos e cantores convidados, que vão abrilhantar nossa festa”, disse.

O evento terá início às 19h30 com a execução de um dos temas do célebre musical “O Fantasma da Ópera” pela Orquestra Sons da Aldeia, com a participação especial dos cantores Donati Fogaça e Vivia Máris, e a apresentação do grand pas de deux com os bailarinos Ramirez Menezes e Cristtal Mendonça. O repertório musical contemplará ainda a execução de temas da Música Popular Brasileira, além da canção tema de “A Bela e a Fera”, clássico infantil que encantou gerações, e do clássico italiano “Com te partiro”, sucesso eternizado por Andrea Bocelli.

O público também poderá apreciar performances de sapateado, ballet de repertório, ballet contemporâneo, jazz dance e danças populares com a participação dos alunos da Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes e dos jovens bailarinos do Ballet Municipal.

Maicon Oliveira, do Ballet Municipal, vai apresentar a coreografia solo de ballet contemporâneo “Alquimista”, assinada por Bruno Lobo
Arquivo

Em homenagem ao artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos, no ano em que a Casa da Flor completa 100 anos do início de sua ornamentação, a Companhia de Teatro Municipal apresentará a dramaturgia documental “A Casa feita de cacos”, peça construída a partir de entrevistas, matérias de jornais e áudios, que fazem alusão à vida, obra e legado deixado por “seu Gabriel”.

Companhia de Teatro Municipal vai apresentar a dramaturgia documental “A Casa feita de cacos”
Raíra Morena/Arquivo/Divulgação SEMUC PMSPA

Outro destaque da programação será a apresentação compilada de capoeira e samba de coco promovida pelo Coletivo Vadeia Aldeia, que atua em São Pedro da Aldeia desde 2021, fomentando ações de pesquisa, manutenção e preservação das manifestações de Cultura Preta Popular. Além de eventos bimestrais na cidade, o grupo também oferece aulas regulares no bairro Estação.

Coletivo Vadeia Aldeia vai levar uma apresentação compilada de capoeira e samba de coco
 Arquivo/Divulgação