Inscrições para o Edital de Pareceristas da Lei Paulo Gustavo terminam nesta sexta (17)

Chamamento Público é voltado a técnicos da área cultural domiciliados fora de São Pedro da Aldeia

Termina, nesta sexta-feira (17/11), o prazo de inscrições para o Chamamento Público nº 15/2023 da Lei Paulo Gustavo, destinado ao credenciamento de pareceristas, pessoa física ou jurídica. O Edital visa a contratação de profissionais técnicos qualificados, que ficarão responsáveis por analisar e selecionar as propostas inscritas nos editais de projetos audiovisuais e de premiação em São Pedro da Aldeia. Dentre os pré-requisitos para a habilitação da candidatura estão: formação em nível superior, atuação cultural de, no mínimo, quatro anos, experiência em avaliação de projetos culturais e comprovação de residência fora do município. As inscrições são realizadas exclusivamente pelo site da Secretaria Municipal de Cultura (clique AQUI para acessar o Edital e o formulário de inscrição).

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destaca que o Edital de Pareceristas foi lançado com o objetivo de garantir a transparência e a imparcialidade na seleção dos projetos, uma vez que os técnicos contratados não terão qualquer vínculo com servidores da pasta e/ou proponentes dos projetos. “Nossa prioridade é assegurar uma distribuição justa dos recursos da Lei e, para isso, precisamos garantir uma adequada avaliação técnica e de mérito cultural dos projetos inscritos, de maneira imparcial. Por isso, lançamos este edital para a seleção de pareceristas, que são profissionais de fora da cidade e especializados em análise e emissão de parecer técnico de propostas culturais”, destacou.

Podem participar pareceristas que tenham conhecimento técnico e formação comprovada de, no mínimo, quatro anos em pelo menos uma das seguintes áreas: Arquivos; Artes plásticas; Artes visuais; Artesanato; Audiovisual; Bibliotecas; Centros culturais; Cinema; Circo; Cultura de matrizes africanas; Cultura LGBTQIA+; Cultura popular; Cultura Urbana; Dança; Design de moda; Design; Espaços culturais; Espaços de memória; Fotografia; Gastronomia; Literatura; Música; Novas Mídias; Patrimônio cultural material e imaterial; Pesquisa e documentação; Teatro; Vídeo; e Web séries.

Os pareceristas cadastrados para o banco de reserva receberão os projetos culturais e artísticos eletronicamente para avaliação à distância. A remuneração dos profissionais contratados irá variar de acordo com o lote de projetos analisados, conforme previsto no Edital.

Mais informações e o Edital na íntegra podem ser encontradas acessando a página da Lei Paulo Gustavo no site da Secretaria Municipal de Cultura, em www.cultura.pmspa.rj.gov.br/lei-paulo-gustavo.