Orquestra Sons da Aldeia promove ação solidária no Pronto-socorro Municipal

A Orquestra Sons da Aldeia, criada pela Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia, promoveu uma apresentação especial no Pronto-socorro Municipal. A ação solidária foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio das secretarias de Cultura e Saúde, com o objetivo de proporcionar aos pacientes e seus familiares um momento de música, alegria e bem-estar, além de levar mensagens de apoio e esperança.

A ação impactou mais de 50 pessoas, entre pacientes e acompanhantes. O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, participou da visita ao lado do professor de música e regente do conjunto, Jorge Rafael Goes. “A Orquestra Sons da Aldeia é um dos nossos projetos de fomento musical mais importantes, que tem promovido um trabalho de excelência na promoção de atividades culturais no município. Impactar esses pacientes de forma tão positiva, pela arte da música, foi um momento muito emocionante. O nosso desejo é que essa visita tenha contribuído para renovar a fé e a força desses pacientes e seus familiares”, disse.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

As apresentações musicais foram realizadas nas enfermarias e na recepção da emergência. O diretor do Pronto-socorro Municipal, Carlos Kerth, enalteceu a importância da ação. “Foi muito gratificante, ficamos bem emocionados. Acreditamos que esse tipo de apresentação traz inúmeros benefícios, como a redução de estresse, da tensão, da ansiedade e dos sintomas depressivos para os pacientes que, além de enfrentar a doença, lidam com o afastamento físico da família, amigos e trabalho. A música em nossa unidade trouxe essas conexões mais profundas entre os nossos pacientes e um ambiente mais empático e acolhedor. Quando a Orquestra iniciou era nítida a alegria de todos os presentes. Realmente, isso retoma uma esperança para todos. Gostaria de agradecer a todos os envolvidos e dizer que todas as equipes do Pronto-socorro estarão sempre à disposição da população em atender de uma forma agradável, com dignidade, humanização e empatia”, destacou.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio, destacou a parceria com a Cultura. “Acho fundamental a realização de uma ação como essa. A humanização da saúde passa também por levarmos um pouco de descontração e de alegria àqueles que estão vivendo momentos difíceis, como uma internação, e a música é a ponta de lança que acende a alma. Eu agradeço à Secretaria de Cultura pela parceria com essa apresentação e que novas ações como essa possam acontecer”, disse.

Cristiane Pedrosa foi uma das pacientes impactadas com a ação. “Eu me emocionei muito; estava me sentindo triste e sem esperança e, depois da apresentação, me senti melhor. Foi algo realmente estimulante poder orar e escutar hinos tão bonitos”, disse.

Acompanhando um dos pacientes na unidade, Ana Lúcia da Silva comemorou a visita dos músicos. “Foi lindo e maravilhoso e espero que ações como essa aconteçam mais vezes. Já estamos em um ambiente triste e, com a apresentação, o clima ficou mais feliz e leve. Nos sentimos muito bem”, complementou.