São Pedro da Aldeia promove reunião sobre revisão do Plano Municipal de Cultura

Os cidadãos, artistas, arte-educadores, professores, agentes e produtores culturais de São Pedro da Aldeia têm um encontro marcado com a Secretaria Municipal de Cultura no dia 10 de outubro. A pasta vai promover a primeira reunião geral para tratar sobre a revisão da lei nº 2.780/2018, a lei do Plano Municipal de Cultura, que está em fase de consulta pública na cidade. O documento norteia a execução de políticas públicas e indica prioridades para o setor cultural até 2028. A reunião está marcada para começar às 18h, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, no Centro.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, a iniciativa tem como objetivo promover a troca de informações e o esclarecimento de questões referentes à revisão do Plano, que segue sob consulta pública até o dia 20 de outubro. “Será uma excelente oportunidade para esclarecemos, de modo pontual, possível dúvidas da população, artistas e agentes culturais quanto à construção coletiva do nosso Plano Municipal de Cultura, que deve ser revisado a cada dois anos. Esta é a primeira vez que o Plano passa por uma revisão, desde que foi criado em 2018, e a participação da sociedade civil é fundamental. Esse é o momento em que os aldeenses podem apresentar suas propostas em prol do fortalecimento do setor cultural e colaborar com propósitos que atendam também as necessidades e aspirações culturais da cidade”, destacou.

As propostas da sociedade civil devem girar em torno dos seis eixos temáticos que formam o Plano Municipal de Cultura: “Cultura e Cidadania”, “Cultura, Diversidade, Patrimônio e Memória”, “Cultura, Educação e Juventude”, “Cultura e Desenvolvimento Sustentável”, “Gestão da Cultura” e “Financiamento da Cultura”. Qualquer pessoa pode colaborar enviando um e-mail para pmspapoliticasculturais@gmail.com ou comparecendo na Casa da Cultura, de segunda a sexta-feira, no horário das 10h às 16h.

Ao longo da reunião na Casa da Cultura, será feita uma apresentação do texto completo do Plano com seus eixos temáticos. As novas diretrizes do Plano Municipal de Cultura serão apresentadas e aprovadas na 4ª Conferência Municipal de Cultura, com calendário que será anunciado em breve pela Comissão organizadora. O Plano também será submetido aos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), eleitos durante a 4° Conferência, e, posteriormente, será encaminhado à Câmara de Vereadores para apreciação e aprovação.

A Casa da Cultura fica localizada na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, no centro da cidade.