São Pedro da Aldeia tem representação na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Evento em Brasília-DF debateu os rumos das políticas públicas de cultura no país

O município de São Pedro da Aldeia participou da 4ª Conferência Nacional de Cultura (CNC), a maior já realizada no país. A cidade foi representada pela assessora técnica da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima, uma das delegadas eleitas para compor a comitiva do estado do Rio de Janeiro e Baixada Litorânea. O evento, que aconteceu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, reuniu mais de quatro mil participantes, entre trabalhadores, delegados, convidados e observadores vindos de todas as regiões do Brasil, além de artistas e autoridades.

A servidora da Secretaria Municipal de Cultura, Josephane Lima (à esquerda), foi uma das delegadas participantes da 4ª CNC
Divulgação

A quarta edição da conferência teve como tema “Democracia e Direito à Cultura” e contou com cinco dias de programação intensa, entre atividades artísticas, apresentações culturais, Festival da Cultura, rodas de conversa, lançamento de livros, feira de produtos artesanais, reunião extraordinária do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), Encontros Nacionais Setoriais e Encontros Nacionais de Gestores.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, reforçou a importância da participação do município na 4ª CNC. “A participação de São Pedro da Aldeia na Conferência Nacional foi um marco, especialmente porque essa Conferência vinha sendo aguardada por 11 anos. Foi um momento importantíssimo para o setor cultural do nosso país, onde poder público e sociedade civil se uniram para debater e traçar propostas que vão nortear a política cultural na próxima década. Termos uma delegada participando, com direito a voz e voto, foi de suma importância, porque garantiu nossa parcela de contribuição na formulação de pautas que irão impactar diretamente nossa realidade local. Parabéns à nossa delegada Josephane, que cumpriu essa importante missão de levar adiante as demandas da nossa cidade”, disse.

As propostas da 4ª CNC foram organizadas em seis eixos temáticos, distribuídos em 13 Grupos de Trabalho, criados para discutir e aprimorar as proposições encaminhadas pelas etapas estaduais, distrital, livres e temáticas. Ao todo, 30 propostas prioritárias foram aprovadas durante a Plenária Final e agora servirão de base para a elaboração do novo Plano Nacional de Cultura (PNC), que deve orientar as políticas públicas de cultura da próxima década.

Delegada eleita pelo Poder Público, a servidora da Secretaria de Cultura (SEMUC) de São Pedro da Aldeia, Josephane Lima, enalteceu a importância da representatividade do município no evento. “Estou extremamente grata por poder fazer parte de todo esse processo de implantações e articulações para ações efetivas na Cultura do nosso país, junto com a comitiva do estado do Rio de Janeiro. São Pedro da Aldeia veio junto com a delegação da Baixada Litorânea. Fomos seis delegados presentes pela nossa região e a maior delegação do Estado que já participou da Conferência Nacional. Isso só fortalece a cultura dentro do nosso estado e mostra a nossa potência dentro dos eixos de discussões, de articulação, para o Plano Nacional e as políticas públicas de cultura do nosso país. Um agradecimento especial a todos os gestores da Baixada Litorânea que confiaram no meu trabalho para estar lá lhes representando, ao secretário Thiago e toda a equipe da Secretaria de Cultura pelo apoio incondicional à comitiva da Região dos Lagos, desde a Conferência Estadual”, destacou.

O município aldeense também foi representado pela assessora de políticas culturais da SEMUC, Cleise Campos, que participou do evento como convidada. A servidora também foi uma das participantes com direito à fala do encontro da Rede Nacional dos Gestores Municipais de Cultura, que tratou da articulação entre a gestão federal e as gestões municipais, em temas como o Sistema Nacional de Cultura, a Lei Paulo Gustavo e a Política Nacional Aldir Blanc.

Na oportunidade, Cleise enfatizou a importância do investimento em formação do setor cultural para gestores públicos e integrantes da sociedade civil. “Me sinto muito honrada e grata pelo convite do Ministério da Cultura, através da Secretaria dos Comitês de Cultura, para participar como pesquisadora convidada na 4° CNC. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia está de parabéns pela presença, participação e colaboração nesta grande discussão nacional”, comentou.

A 4ª CNC foi realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) e pelo Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), com correalização da Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) e apoio da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).