Secretaria de Cultura promove jam session ao ar livre nesta quinta-feira (20)

A véspera do feriado de Tiradentes será de muita música em São Pedro da Aldeia. A Praça Hermógenes Freire da Costa, na Praia do Centro, recebe, nesta quinta-feira (20/04), às 20h, a primeira edição de 2023 do Sal dá Jazz. A jam session é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura e terá como atração principal a banda Souljazz com repertório de standards do jazz, que promete atrair admiradores e músicos amantes da improvisação e dos estilos jazzísticos.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou a retomada do projeto em 2023 e reforçou o convite à população e aos músicos da cidade que tenham interesse em participar. “Estamos retomando este ano a agenda de apresentações do Sal dá Jazz, um projeto que tem proporcionado o acesso ao lazer e à arte da música, além de estimular a formação de plateia na cidade. A cada edição teremos a participação de diferentes artistas locais, que foram contemplados em Edital, e o espaço fica aberto a qualquer músico, seja cantor ou instrumentista, que tenha interesse em participar e apresentar o seu trabalho”, destacou.

A banda Souljazz reúne os músicos Edson Gomes (saxofone), Mário Patti (bateria), Kaleb Silva (guitarra) e Antônio Andrade (baixo) – artistas que já acumulam anos de estrada e grande experiência no cenário musical dentro e fora da Região dos Lagos.

Kaleb é cantor, instrumentista e professor de música, atuante na área há mais de 17 anos. Em 2017, foi vencedor do prêmio do festival de música em Belo Horizonte-MG, o Festsamani. Mário conta com uma experiência de mais de 20 anos tocando na noite carioca, como baterista e percussionista. O saxofonista Edson Nascido é aldeense e músico profissional há mais de 25 anos, formado pela Escola de Música Villa-Lobos. Antônio, o baixista, é apaixonado por jazz e bossa nova e já foi integrante de bandas do circuito pop rock, blues e soul music dos anos 1990. Há 10 anos, o músico vem trabalhando para inserir uma sonoridade mais jazzística em seus sets.

Sobre o Sal dá Jazz

O Sal dá Jazz é o primeiro projeto lançado pela Secretaria Municipal de Cultura voltado à democratização do acesso ao jazz e à improvisação musical. Para dar continuidade ao projeto este ano, a pasta lançou o Edital de Chamamento Público nº 01/2023, que abriu inscrições para a seleção e contratação de artistas e músicos.

O nome do projeto faz alusão à histórica atividade salineira, que por décadas comandou a economia do município, impulsionando e influenciando a cultura e o desenvolvimento regional. O evento tem como proposta principal criar na Região dos Lagos um ponto de encontro para músicos e ouvintes amantes da improvisação, do jazz, da bossa nova, da MPB, do samba/jazz e do jazz latino.

O cronograma prevê apresentações musicais uma vez por mês na Praça Hermógenes Freire da Costa.