Servidores aldeenses participam de encontro de gestores de cultura do Rio de Janeiro

A Secretaria de Cultura de São Pedro da Aldeia marcou presença no encontro anual de gestores de cultura do estado do Rio de Janeiro, realizado na segunda-feira (17/04), na sede da Firjan, na capital fluminense. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Secec-RJ), reuniu representantes de 67 municípios e apresentou o tema “Potencialização do Soft Power na Democratização das Políticas Públicas”. O encontro abordou questões como a operacionalização da Lei Paulo Gustavo e o plano de ação do Ministério da Cultura para os próximos meses.

Representando a Prefeitura aldeense e o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, estiveram presentes a diretora de Cultura, Giselle Lima, e o assessor administrativo da pasta, Augusto Azevedo.

A programação contou com ciclo de palestras e participação do diretor de Assistência Técnica para Estados, Municípios e Distrito Federal do Ministério da Cultura (MinC), Thiago Leandro, que apresentou um panorama sobre a Lei Paulo Gustavo, explicando as fases do cronograma, divisão de investimentos e importância do Sistema Nacional de Cultura. Na ocasião, também foi aberto espaço para que os gestores presentes pudessem tirar dúvidas com o diretor do MinC. A secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros, também esteve presente.

Para a diretora municipal de Cultura, Giselle Lima, o evento foi uma excelente oportunidade para a troca de informações e experiências em prol da formulação de políticas públicas que possam atender os fazedores de cultura. “O Soft Power é uma abordagem que se refere à capacidade de um país em influenciar outras nações e sua opinião pública por meio de sua cultura, valores e política. Na democratização das políticas públicas, a potencialização do Soft Power pode ser um aliado importante para promover a cultura e apoiar a diversidade cultural. A participação dos municípios em eventos desse porte é crucial para estarmos atualizados sobre o cenário estadual, os projetos e leis em vigor e também pensarmos, em conjunto, nas propostas e políticas públicas para atender aos artistas e agentes aldeenses. Foi uma grande oportunidade de conexão e de intercâmbio cultural”, destacou Giselle.

Encontro promoveu a distribuição de material sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura
Foto: Leonardo Ferraz/Secec-RJ

Outro destaque do evento foi a palestra sobre o tema principal, o “Soft Power”, com a professora de Administração de Empresas da Escola de Negócios da PUC-Rio, Alessandra Baiocchi. A palestra apresentou temáticas relacionadas ao fortalecimento de marca e como atrair visitantes e investidores através do turismo cultural.

Estiveram presentes a secretária dos Comitês de Cultura do MinC, Roberta Martins; a presidente da Comissão de Cultura da Alerj, Veronica Lima; e o assessor de projetos especiais e relações intermunicipais da Secec-RJ, Adenilson Horonato, dentre outras autoridades
Fotos: