Prefeito Fábio do Pastel reinaugura Teatro Municipal Dr. Átila Costa após obras de reforma

Os moradores e artistas agora contam com um importante equipamento cultural totalmente revitalizado e em pleno funcionamento em São Pedro da Aldeia: o Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Após passar por obras de reforma, o espaço cultural foi reinaugurado oficialmente nesta quinta-feira (25/05) pelo prefeito Fábio do Pastel durante cerimônia com a presença de autoridades municipais, servidores, gestores de cultura e representantes da sociedade civil.

Para marcar a reabertura do Teatro, nesta sexta-feira (26/05) o público poderá apreciar apresentações de música, dança, capoeira e teatro durante a programação festiva preparada pela Secretaria Municipal de Cultura. O evento terá início às 19h30 e os ingressos gratuitos poderão ser retirados a partir das 17h na bilheteria. A distribuição das entradas está sujeita à lotação do espaço (392 lugares).

Foto: Divulgação PMSPA

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel fez um breve resgate das ações empreendidas no espaço desde o início de sua gestão, em 2021, quando assumiu a retomada das obras de reforma em todo o entorno e no interior do prédio. “Eu fico muito feliz, porque são muitas obras que a gente está entregando no governo e essa era uma obra que a gente vinha lutando muito para entregar à população. Hoje estamos reinaugurando um Teatro totalmente reformado, de excelência, feito com muito carinho para os aldeenses. Eu prezo muito pela qualidade do serviço e eu tenho certeza de que todo serviço prestado aqui no Teatro, à frente o nosso secretário de Cultura e a nossa diretora do Teatro, serão muito bem feitos”, disse.

O prefeito Fábio do Pastel fez um breve resgate das ações empreendidas no espaço desde o início de sua gestão
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Compondo o cerimonial ao lado do prefeito estiveram o vice-prefeito, Julio Queiroz, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques; a diretora do Teatro Municipal, Renata Brito, e o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Franklin da Escolinha, além dos vereadores Jean Pierre, Fernando Mistura e Márcio Soares.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o envolvimento das equipes municipais na entrega da obra. “É uma satisfação e uma emoção muito grande ter o Teatro Municipal de volta. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel, que acompanhou essa obra de perto em cada detalhe, a cada servidor envolvido, das demais secretarias, e toda a minha equipe da Cultura, que trabalhou incansavelmente para chegarmos a esse momento, para que a gente pudesse entregar um equipamento cultural lindo e funcional. Essa é mais uma ação do governo em direção à valorização da cultura, da cidade e dos nossos artistas”, destacou.

O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, destacou o empenho e o envolvimento das equipes municipais na entrega da obra
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Na ocasião, o prefeito e as autoridades presentes fizeram menção a uma das aquisições mais importantes que o Teatro recebeu: o piano de cauda compacto, que irá elevar a cidade ao nível dos concertos de grandes pianistas nacionais e internacionais, além de oferecer aos alunos da Escola de Artes Municipal e jovens pianistas aldeenses acesso a um dos melhores instrumentos do mundo. O piano também poderá ser utilizado pela Orquestra Sons da Aldeia, equipamento cultural inédito criado pela Secretaria Municipal de Cultura, em seus ensaios, aulas e práticas de conjunto.

Uma das aquisições mais importantes para o Teatro, o piano de cauda compacto irá elevar a cidade ao nível dos concertos de grandes pianistas nacionais e internacionais
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

“Muito antes de eu imaginar me tornar secretário de Cultura, eu já me apresentava nesse palco, como artista. E, hoje, uma das coisas que mais me emociona é ver esse piano de cauda no Teatro. Muitos jovens da nossa cidade não têm acesso a um instrumento desse nível e hoje nós estamos oferecendo essa oportunidade para os alunos da nossa Escola de Artes e para outros músicos e estudantes da nossa cidade, que estão fazendo aula e que sonham se tornar pianistas. É uma ação do Poder Público importantíssima, que dá a oportunidade de acesso aos artistas, jovens e crianças aldeenses”, ressaltou o secretário Thiago.

Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Com uma longa trajetória de atuação no cenário cultural aldeense, a diretora do Teatro Municipal, atriz e bailarina, Renata Brito, comemorou a reabertura do espaço. “Estou muito grata pela oportunidade de comandar esse Teatro, que foi e é uma referência em toda a nossa Região dos Lagos. Quem é operário da arte sabe do que eu estou falando. Arte é um sacerdócio e todos nós, artistas, servidores e o público, estávamos muito ansiosos por esse momento e por finalmente poder dizer ‘tenham todos um ótimo espetáculo'”, disse.

A diretora do Teatro Municipal, atriz e bailarina, Renata Brito, comemorou a reabertura do espaço
Foto: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

O vice-presidente da Câmara Municipal, Franklin da Escolinha, enalteceu o retorno das atividades no espaço. “Nós saímos de uma pandemia, onde este Teatro esteve fechado e, hoje, poder voltar aqui e ver esse lugar do jeito que está é motivo de muita alegria. Parabéns ao prefeito Fábio do Pastel por estar fazendo a diferença no nosso município, ao vice-prefeito e ao secretário de Cultura pelo engajamento, por buscarem fazer o melhor pela cidade, e a todos os funcionários que também têm se destacado junto com os demais secretários. Que Deus possa dar forças a essa equipe para que possam conduzir esse Teatro da melhor forma possível”, disse.

O vice-presidente da Câmara Municipal, Franklin da Escolinha, falou em nome dos vereadores
Foto:
Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA

Expoente ativista cultural da Região dos Lagos e Baixada Litorânea, o conselheiro nacional de Política Cultural, José Facury, também marcou presença no evento. “Essa retomada do Teatro Municipal veio em boa hora, até por conta dos recursos que vão chegar da Lei Paulo Gustavo e da Lei Aldir Blanc 2. Nós aqui da região precisávamos desse espaço preparado e pronto para receber esse naipe de cultura, de arte, que está chegando por aí. E isso é muito importante, porque precisa que esse investimento aconteça para despertar a sensibilidade nas pessoas. Então, a gente só tem que aplaudir e parabenizar o secretário Thiago e o prefeito Fábio pela retomada dessa obra e abertura do Teatro”, afirmou.

A solenidade de reinauguração também contou com apresentações musicais do secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, no piano, acompanhado do saxofonista aldeense Edson Gomes, além de uma performance solo de dança contemporânea protagonizada pelo bailarino aldeense Maicon Oliveira, integrante do Ballet Municipal. Ao final do evento, as autoridades municipais convidaram os presentes a acompanhar o descerramento da placa inaugural da obra, na entrada do prédio.

Também estiveram presentes o secretário municipal de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues; o presidente do Fórum Regional de Cultura (CultLagos), Alexandre Corecha; e o escritor e pesquisador aldeense, Geraldo Ferreira, dentre outros representantes da sociedade civil.

Pela prefeitura, prestigiaram o evento os secretários de Educação, Sheila Atalla; de Administração, Marcelo Ribeiro; de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro; de Fazenda, Renaldo Barreto; de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior; de Saúde, Maria Márcia Fontes; de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves; de Serviços Públicos, Raimundo Teixeira; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Fernando Frauches; de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos; de Licitações, Contratos e Convênios, Eduardo Andrade; além da controladora-geral, Danielle Prudente; do procurador-geral do Município, Peter Samerson; e do superintendente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos de São Pedro da Aldeia (Previspa), Mario Cesar Cordeiro.

Sobre a obra de reforma

Fundamental para o conforto térmico e acústico, o revestimento do interior do prédio foi totalmente renovado, com troca do forro termo acústico e de todo o carpete para piso, além de revestimento das paredes com tecido isolante. As intervenções no ambiente interno envolveram, ainda, colocação de gesso, aplicação e lixamento de massa, selador, pintura nas paredes e tetos, aplicação de verniz nas esquadrias de madeira e colocação de piso de borracha pastilhado. O piso abaixo dos assentos da plateia também recebeu pintura e o palco ganhou novo tratamento, além da recomposição das poltronas da plateia. O espaço ganhou, ainda, a instalação de um novo sistema de iluminação.

Um dos destaques da obra foram as melhorias na infraestrutura do estacionamento e da área externa. A fachada foi totalmente recuperada, com recomposição de esboço, pintura, substituição de madeiramento danificado e telhas. Abrangendo uma área de cerca de 1966,94 metros quadrados, o estacionamento foi reconstruído e ganhou novo calçamento com piso intertravado e demarcação de vagas para os veículos, bem como melhorias na iluminação e no aspecto paisagístico em todo o entorno.

Na área do estacionamento, também foram executadas obras de drenagem, com colocação de mais de 140 metros de tubulação de concreto de 300mm, garantindo um escoamento adequado das águas pluviais, além de prevenir inundações e alagamentos.

As obras foram realizadas por meio do Programa de Apoio a Projetos de Infraestrutura, do Ministério do Turismo (MTur). Os recursos, disponibilizados via Sistema de Convênios (Siconv), são provenientes da programação orçamentária do MTur, voltado ao desenvolvimento do turismo nos municípios brasileiros, principalmente por meio de adequação da infraestrutura.

Sobre o espaço

O Teatro Municipal Dr. Átila Costa é o maior teatro da Região dos Lagos, com mais de 1.330 metros quadrados e um total de 392 lugares. Sua arquitetura moderna e arrojada teve como inspiração as embarcações características de nossa cidade. Com palco italiano, o espaço possui quatro amplos camarins, duas coxias, guarda cenário, cabine de iluminação e de controle, banheiros masculinos e femininos, área de circulação comum, depósitos, administração, foyer, varanda e bilheteria. O salão de entrada também abriga exposições de artes plásticas.

O espaço foi inaugurado em 2008 e, em 2010, ganhou o nome de Dr. Átila Costa em homenagem ao professor aldeense, ex-procurador-geral municipal, amante da arte e grande articulador cultural na cidade, falecido em 2006.

Clique AQUI para conferir a galeria de fotos do evento.

Cadastro realizado com sucesso

Cadastro realizado com sucesso